O Linguini negro não é mais do que Linguini normal com tinta de choco, que lhe dá o tom negro. Mas não se assustem com esta descrição porque para quem goste de massas e camarão com alho esta é uma combinação mais que perfeita. Eu vi este prato em vários restaurantes e resolvi fazer esta minha versão, que ficou uma maravilha.
Ingredientes:
- Camarão selvagem cru com casca (eu costumo utilizar camarão tigre 40/60 porque para mim os tamanhos um pouco maiores apanham melhor o sabor dos outros alimentos além de ficarem mais rijos. Há sempre de marcas brancas a preços bastante bons)
- Alho picado (eu uso picado congelado)
- Vinho branco
- Azeite
- Coentros picados (eu usei congelados para não terem um sabor tão forte)
- Sumo de 1 limão
Em primeiro lugar retiram-se as cabeças e a casca dos camarões ainda crus, deixando a ponta do rabo (dá mais sabor e fica mais bonito, o que também é bastante importante) e temperam-se com o sumo de limão e um pouco de sal grosso. Numa frigideira coloca-se azeite e bastantes alhos picados a alourar. É muito importante que os alhos não cozinhem muito, o que se pretende é que eles aromatizem o azeite, caso contrário o prato vai ficar com sabor a alho queimado. Quando o azeite e o alho estiverem no ponto colocam-se os camarões a cozinhar e rega-se com um pouco de vinho branco.
Enquanto os camarões estão a cozinhar, coloca-se a massa a cozer num tacho em água com sal até ficar al dente. Eu costumo ferver antecipadamente a água num jarro eléctrico, para acelerar a cozedura, depois coloco num tacho, adiciono um punhado de sal grosso e de seguida coloco a massa. Para a massa não se colar é muito importante que só se coloque a massa em água a ferver e que se mexa bem a massa com um garfo até ela ficar toda separada. Para ver se já está pronta o melhor é provar uma ponta.
Quando os camarões estiverem praticamente cozinhados adiciona-se um pouco de coentros picados e junta-se à massa. Depois só resta comer o petisco.
Espero que gostem... até breve
Sem comentários:
Enviar um comentário