domingo, 5 de junho de 2011

Doce 3 camadas - O melhor do crumble, morangos e natas

Hoje deixo-vos a primeira sobremesa do blogue. Uma versão minha de um doce feito com massa de crumble, creme de morangos e natas batidas. Já andava há bastante tempo a pensar fazê-lo, mas ainda não tinha tido oportunidade. Como ontem fui jantar a casa de uns amigos, e como em dia de jantar fora não se medem calorias, resolvi fazê-lo e levá-lo para sobremesa... foi um sucesso.



Ingredientes (para a massa):

- 150gr. margarina (meia derretida)
- 3 chávenas de chá de farinha de trigo
- 4 colheres de sopa de açúcar

Ingredientes para a camadas de doce:

- 1kg de morangos
- 3 colheres de sopa de açucar amarelo
- meia lima

Ingredientes para a camada de natas:

- 1 pacote de natas (para mim as melhores natas para bater são e serão sempre as natas frescas Longa Vida, mas pode utilizar as que mais gostar)
- 3 colheres de sopa de açucar branco
- sumo de limão


O primeiro passo para este doce é tratar da massa. Junta-se a margarina amolecida (podem utilizar o micro-ondas que é bem mais rápido) com a farinha e o açúcar numa taça, e com a ponta dos dedos vai-se juntando tudo de forma a ficar transformada numa espécie de areia grossa. Depois coloca-se a massa numa travessa e vai ao forno pré-aquecido a 180º até alourar. Quando estiver dourada, retirar do forno remexer com um garfo e voltar a colocar no forno até alourar de novo. Depois retira-se e deixa-se a deixa-se arrefecer.

Para a segunda camada cortam-se os morangos em cubos pequenos e leva-se ao lume num tacho com 3 colheres de sopa de açúcar amarelo e sumo de meia lima, mexendo sempre para não queimar, até ficar numa especie de mousse.

Para a terceira camada bate-se um pacote de natas com 3 colheres de açúcar branco e umas gotas de limão. Eu costumo bater sempre as natas com umas gotas de limão, um truque que a minha irmã me ensinou, para as tornar as natas mais rijas e mais leves.

Depois numa taça (de preferência transparente para se ver as cores das três camadas) coloca-se a massa areada solta em baixo, de seguida coloca-se o doce e por cima as natas. Também pode construir as camadas em taças individuais se preferir.

Espero que gostem... nós adorámos.

Sem comentários:

Enviar um comentário