Todos sabemos que em tempos de crise há que poupar, e como tal há que reduzir os jantares e almoços fora de casa. Mas como fazer para manter a tarefa diária de cozinhar estimulante e não cair na rotina de fazer sempre os mesmos menus?
Há muitas pessoas que defendem que a melhor forma de poupar é planear as refeições da semana com antecedência e fazer as compras consoante essa ementa. Eu não consigo viver assim. Para mim a magia de cozinhar, e a única forma de não me apetecer mandar pela janela todos os dias quando tenho de cozinhar depois de passar 9 horas no trabalho, é precisamente cozinhar o que me apetece comer naquele dia com os ingredientes que tenho em casa e descontrair enquanto o faço.
É claro que quando vou ao supermercado tenho pensados alguns pratos que poderei fazer até à próxima ida ao supermercado, como por exemplo alguma receita específica que quero experimentar ou adaptar e compro os ingredientes apropriados, mas para mim o segredo para transformar a rotina de cozinhar diariamente numa actividade relaxante e de redução de stress diário é ter sempre em casa um conjunto de ingredientes que servem para pratos de emergência e outros que fazem de qualquer prato uma refeição de comer e chorar por mais.
Por isso, deitem fora as estratégias de planear rotinas semanais e optem por ter sempre em casa os ingredientes maravilha:
- Queijo Feta
O queijo feta é um queijo grego, com sabor semelhante ao nosso queijo de cabra sem estar muito curado, e é sempre vendido em barras conservadas em água com salmoura. Há sítios onde conseguem comprar caixas com 2 barras que sai mais em conta e como têm mais água são bastante mais saborosos e fáceis de conservar. Ao abrirem a caixa ou pacote não deitem fora a água, utilizem-na para conservarem o queijo que vos sobrar.
- Tomilho, Alecrim e Manjericão
O ideal é conseguirem tê-los frescos em vaso, mas para uma emergêngia tenham secos também.
- Oregãos secos
- Ovos
Ideias para um jantar rápido e nutritivo... ou para quando só se consegue jantar depois das 22h.
- Sumo de Limão
Há sítios onde podem comprar frascos com sumo de limão natural, e não imitação, mas podem espremer limões e guardar o sumo num frasco no frigorífico.
- Vinagre Balsâmico
Ideal para saladas com rúcula ou saladas gregas.
- Azeite
- Presunto
Dura mais do que fiambre e dá para imensos pratos e snacks.
- Cebola e alho picados congelados
Não há paciência nem tempo para andar a cortar cebolas e alhos à mão durante a semana, eu opto por comprar pacotes de cebola e alho já cortados e congelados, mas para poupar pode cortar uns quantos de uma vez e congelar. Poupa tempo e evita que se estraguem na despensa.
- Milho Doce em lata
- Cogumelos em lata
É claro que não se comparam aos cogumelos frescos mas são uma opção válida para uns bifes ou bruschettas durante a semana.
- Tomate pelado em lata
- Grão cozido em lata ou frasco
Sempre pronto para um bacalhau com grão ou uma salada.
- Arroz
Como eu tenho um filho de 16 meses opto por comprar arroz carolino e um pacote de risoto
- Atum em azeite
Óptimo para uma refeição asap
- Tabasco
- Vinho de pacote
É claro que não é o mesmo que cozinhar com um bom vinho, mas os tempos não estão para gastos extremos por isso serve bem para adicionar a um cozinhado de família durante a semana.
- Cerveja
Serve para cozinhados e para descontrair enquanto se vai cozinhando... há melhor coisa?
Por hoje ficamos por aqui... para a próxima há mais. Divirtam-se e vão cozinhando.
Sem comentários:
Enviar um comentário