Hoje deixo-vos a receita da minha mãe que é sem sombra de dúvida a melhor versão que já comi na minha vida e o segredo é... Tchan tchan tchan tchan... Batata cortada e frita na hora, bastante bacalhau (sim porque queremos bacalhau à braz e não batata à braz) e o ovo colocado mesmo antes de servir no prato, com salsa fresca cortada na hora. Ora vejam como fazemos lá em casa.
- 2 postas de bacalhau demolhado
- 4 a 5 batatas médias
- 1 cebola média
- 1 folha de louro
- 1 dente de alho grande
- azeite q.b.
- 3 ovos
Começamos por colocar uma panela ao lume com água para cozer o bacalhau (como o bacalhau tem sal, não necessita colocar mais sal na água). Quando a água estiver a ferver coloca-se o bacalhau e deixa-se escaldar durante cerca de 15m.
Entretanto descascam-se as batatas e cortam-se em palitos finos, mas um pouco mais grossos do que batata palha (se forem cortados muito finas as batatas ficam muito torradas e não se sente o seu sabor), que vão a fritar em óleo. O óleo tem de estar quente mas sem estar a ferver, senão as batatas ficam queimadas por fora e cruas por dentro. Para testar a temperatura pode colocar uma batata pequena dentro do óleo, e quando fervilhar um pouco então pode colocar as restantes batatas. As batatas que costumamos utilizar são batatas vermelhas, que normalmente são utilizadas para fritar ou puré, e devem ser temperadas com sal grosso antes de irem a fritar no óleo.
Enquanto as batatas fritam, escorre-se a água do bacalhau, desfia-se em lascas grandes e retira-se todas as espinhas. Depois corta-se a cebola em lascas e o alho em fatias finas e refoga-se num tacho (de preferência anti-aderente) com umas 3 colheres de sopa de azeite
Sem comentários:
Enviar um comentário